Baía Babitonga, passeio imperdível!

A Babitonga é a maior baía navegável do estado de Santa Catarina. Estendendo-se no sentido Leste/Oeste, é abrigada do vento Sul, tornando suas águas democráticas; pode-se navegar pela baía em potentes lanchas, em silenciosos veleiros e em pequenas canoas. O porto e o centro da cidade, com seu casario histórico, ficam logo na entrada, depois de ultrapassada a barra. Ao fundo da baía, depois de passar por 24 ilhas, chega-se à Lagoa de Saguaçu e ao Rio Cachoeira, caminho percorrido pelos imigrantes que fundaram Joinville.

Ao tempo do descobrimento, os índios carijós davam à ilha o nome de Babitonga, cuja tradução significa terra em forma de morcego. Hoje, esta denominação identifica a grande baía de águas calmas que avança para Oeste, até o Rio Cachoeira, em Joinville.

As características naturais da Baía Babitonga fazem dela refúgio de aves, peixes e golfinhos. A proteção natural da baía também proporciona as condições favoráveis à pesca, ao turismo e às atividades econômicas de grande escala desenvolvidas na região, como o transporte aquaviário. Todas estas características e peculiaridades fazem da Baía Babitonga uma área de grande relevância para conservação.

Como todo estuário, a Baía Babitonga configura-se como um ambiente de transição entre as águas doces dos rios e a água salgada do mar. A fauna e a flora estão adaptadas a estas condições, sendo que, neste ambiente, a maioria das espécies é marinha; algumas são de água doce (nas áreas mais próximas dos rios) e algumas são tipicamente estuarinas. Os estuários possuem o título de “berçários da vida marinha”, pois abrigam várias espécies em diferentes etapas de seus ciclos de desenvolvimento, pois oferecem proteção e abundância de alimento.

Venha se hospedar no Recanto da Val, a melhor acomodação de São Francisco do Sul, e conheça esta Baia linda que proporciona um passeio inesquecível.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *